JORNADA DO VISITANTE

Se prepare para a sua jornada de visitação:

• Não esqueça que a carteira de vacinação é obrigatória. Será necessário a apresentação na entrada do evento, pela equipe de triagem junto com um documento de identificação original com foto. Conforme Decreto nº 60.488, de 27 de agosto de 2021, da Prefeitura de São Paulo, é obrigatória a apresentação de comprovante vacinal contra o COVID-19 para acesso ao evento. O comprovante pode ser físico, ou pelas plataformas Vacivida, Poupatempo Digital, ConecteSUS e E-saúde.

• Após apresentar seus documentos na triagem, você receberá uma pulseira liberando o seu acesso ao credenciamento do evento.

• Se você fizer o credenciamento antecipadamente e levar sua credencial impressa, ótimo! Basta pegar a sua bag de credencial, aferir a temperatura e acessar o evento.

• Se não tiver feito o credenciamento antecipado, você poderá realizar na hora. Mas tomará um pouco mais de tempo. Antecipe-se e agilize a sua entrada.

• Durante toda a sua permanência no evento, é obrigatório o uso de máscara de proteção respiratória adequada. Conforme decreto nº 64.959, de 04/05/2020, Governo de São Paulo;

• Siga as nossas orientações de sinalização para o distanciamento de pessoas;

• Previna infecções, sempre higienize as suas mãos. Use nossos totens de álcool em gel 70°.

Estamos contentes em poder reencontrar você novamente!
Considere chegar com em média 40 minutos de antecedência para aproveitar ao máximo a sua experiência!

FAQ.

Nossa equipe está empenhada em garantir todas as condições para a realização de eventos seguros de forma que todos sintam-se confortáveis em participar e visitar. E para que isso aconteça, temos dialogado e ouvido atentamente todas as preocupações e sugestões e agradecemos a todos os que puderam contribuir.

A Nürnberg Messe Brasil desenvolveu esse material com base nos questionamentos dos clientes nos últimos meses e seguindo orientações do Hospital Albert Einstein, seguem abaixo todas as respostas.

Equipe Nürnberg Messe Brasil

Quais serão as medidas adotadas pela organização para garantir a segurança de todos os participantes?

· Uso de máscara será obrigatório para todos os participantes;
· Check-in de saúde online pode ser feito com até 24h de antecedência ao evento e é obrigatório para todos os participantes;
· Será exigido o passaporte de vacinação para todos os participantes e estes deverão estar em dia com a campanha de vacinação;
· Não esqueça de levar a sua carteirinha de vacinação atualizada. Quem não puder comprovar a vacinação não poderá acessar o evento.

Lembrando que a maneira mais efetiva para garantir a segurança de todos os participantes e seguir as orientações do governo e das autoridades sanitárias. Para garantir a adoção das melhores práticas, temos acompanhado a retomada dos eventos em outras países, organizamos eventos testes junto com as principais entidades do setor no Brasil.

PERGUNTAS FREQUENTES:

1. O uso de máscara será obrigatório?

· Sim, o uso do equipamento de proteção facial será obrigatório a todos os participantes em todas as áreas do evento, inclusive na área externa.

· O Hospital Albert Einstein desenvolveu orientações bastante precisas e completas sobre os métodos de proteção mais adequados e a importância de realizar trocas de máscaras por períodos.

2. A feira disponibilizará álcool gel?

· Sim, em todos os pontos de contato dos expositores e visitantes. Em todo o percurso do visitante externo e corredores internos, além dos sanitários, praça de alimentação e salas de palestras.

3. A organização disponibilizará máscaras para expositores e visitantes?

· Sim, para aqueles que esquecerem suas máscaras, a organização fornecerá mascaras descartáveis.

4. Quais outras medidas serão tomadas para garantir que o evento seja seguro?

· Além dos protocolos próprios, a organização agirá de acordo com as orientações das autoridades sanitárias para o momento quanto evento será realizado, por isso, as medidas planejadas podem sofrer alterações e a organização comunicará a todos sempre que isso acontecer.

5. O que será feito para evitar aglomerações e contatos desnecessários?

· Expositores e Visitantes poderão imprimir as suas credenciais em casa e caso se se esqueçam de levá-la, farão somente e reimpressão em totens de autoatendimento. Teremos equipe para manter o controle e inibir focos de aglomeração.

6. Existe alguma mudança no fluxo de visitantes e na planta do evento em geral?

· Os corredores do evento estão mais largos do que o normal para facilitar o distanciamento.

· Teremos entradas separadas para fornecedores, expositores e visitantes.

· Existirão áreas de dispersão entre os eventos com espaços sem ocupação de estruturas para tornar a visitação mais confortável.

· Estamos utilizando cerca de 30% mais áreas do que em anos anteriores para diminuir a densidade da visitação por m².

· Sinalização de distanciamento em pontos de fila e equipes monitorando e orientando o público.

· Teremos fluxo de visitação sinalizado por corredor.

7. Pode haver consumo de alimentos e bebidas durante os eventos?

· Poderá haver consumo de alimentos na Praça de alimentação em local externo para garantir a ventilação.

· Não será permitida a distribuição de alimentos e bebidas ao público.

· Alimentos e bebidas poderão ser servidos em salas restritas dentro do estande, respeitando o distanciamento.

8. Haverá algum tipo de triagem do público?

· Todos os participantes deverão fazer seu checkin online com no máximo 24h de antecedência informando todo o seu estado de saúde. Teremos aferição de temperatura no local antes do acesso ao evento.

· Estabelecer procedimentos para acompanhamento e relato de casos suspeitos (expositores e colaboradores) e confirmados da doença, incluindo o monitoramento das pessoas que tiveram contato com casos.

· Só poderão acessar o evento aquelas pessoas que comprovarem a vacinação (em dia) com a campanha de vacinação.

Dúvidas sobre Protocolos de Segurança com as Equipes de Trabalho e Visitantes

1. O que será exigido das equipes de trabalho que estarão na montagem, realização e desmontagem dos eventos?

· Além dos EPIS necessários para a montagem dos estandes, todos os colaboradores deverão utilizar máscaras de proteção facial durante todo o período.

· A organização manterá fiscais para orientar e fiscalizar as equipes.

2. Qual o número máximo de visitantes que os eventos poderão receber?

· A organização seguirá as orientações das autoridades sanitárias e do governo no momento que o evento será realizado.

· A organização contratou mais área de que seria necessário justamente para garantir distanciamento adequado e aumentar a capacidade de público numa situação hipotética onde haja limitação por m².

· Vale lembrar que nossos eventos são focados em negócios, e com o volume de pessoas que tradicionalmente visitam o evento estão de acordo com os protocolos.

3. Os visitantes serão divididos em horários?

· Nesse momento não identificamos a necessidade dividir o público. Caso exista essa necessidade os visitantes serão comunicados previamente e a organização tem em se planejamento operacional para controlar esses acessos.

4. Os horários de visitação permanecem os mesmos?

· Realizaremos FCE Pharma, FCE Cosmetique, Analitica e Abrafati entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro das 11h às 20hs, com entradas individualizadas, mas com a possibilidade de acesso entre os eventos por dentro do pavilhão com controle em portais de acesso na avenida principal que interligará os 4 eventos. A ideia é aproveitar que as feiras serão realizadas de forma conjunta e criar o máximo de sinergia entre os públicos comuns tornando a experiência ainda mais produtiva e potencializando os negócios para todos os expositores.

· O horário das FCE´s e da Analitica foram estendidos para permitir melhor distribuição do público.

· Abrafati segue no mesmo horário.

· PET South America e PET VET acontecerão entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro das 13h às 21h – sendo que foi aumentada 1h de visitação para permitir a melhor distribuição do público.

5. Qual é a expectativa de público?

· As nossas pesquisa apontam uma alta expectativa, considerando que os mercados estão a quase dois anos sem se reencontrar e realizaremos os nossos eventos em momento estratégico de lançamentos dos mercados.

· Acreditamos que a visitação nacional não terá qualquer problema para participar dos eventos considerando o ritmo de vacinação nos estados e a projeção para a data de 30 de novembro a 2 de dezembro.

6. Teremos visitantes internacionais?

· Entendemos que pode haver uma diminuição da visitação internacional, mas com a vacinação em dia não há motivo para prever diminuição de público. Países da América Latina como Chile e Uruguay já estão com a vacinação avançada e provavelmente poderão participar.

7. Todos os participantes serão obrigados usar máscara de proteção?

· Sim! Essa será uma obrigação e os expositores devem se responsabilizar pelas suas equipes de trabalho.

8. Os visitantes serão testados?

· O teste dos participantes seria logisticamente inviável considerando a quantidade de público dos eventos.

· Para identificar o potencial de transmissibilidade dos eventos, temos realizados eventos testes e acompanhando a reabertura dos eventos em outros países e os resultados são positivos, uma vez que menos de 1% dos visitantes testaram positivo (dados da Expo Retomada realizado em julho de 2021).

· A organização atuará na conscientização e identificação de sintomáticos, na proteção individual com EPIs.

9. Será exigido passaporte de vacinação?

· Sim, iremos exigir o passaporte de vacinação em dia com a campanha de vacinação nacional;

· Caso haja alguma exigência das autoridades diferente do que esteja aqui comunicaremos a todos.

Dúvidas sobre as Regras de Montagem

O que muda na forma de planejar o estande e as ações dentro da área contratada.

1. Devo me preocupar com o tipo de estrutura do meu estande?

· Sim, é importante adequar a mentalidade ao momento e se certificar que os fornecedores consigam executar os projetos desenvolvidos, uma vez que eles estão se reorganizando e recuperando a sua capacidade de produção, por isso é altamente recomendado que deem preferência a estruturas pré-montadas ou mistas com imagens impressas e vidros, evitando ao máximo o uso de marcenaria que não sejam necessárias. Além de mais sustentável, pode garantir a execução do projeto de forma limpa e no prazo devido.

· Também é importante que os stands sejam mais arejados e com espaço para permitir distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas. Não fechem os tetos dos estandes.

2. Salas de reunião precisarão ser abertas?

· Essa é nossa recomendação, mas a obrigatoriedade será por não fechar o teto e manter 1,5m de distanciamento entre as cadeiras.

3. Deverei controlar a capacidade do meu estande?

· Sim, o expositor é responsável pela ocupação do seu stand afim de evitar aglomerações e deve estar atento para permitir o distanciamento de 1,5m em todas as áreas. Da mesma forma o expositor é responsável por garantir que todos respeitem as normas e utilizem máscaras em todos os momentos.

4. Posso construir mezanino?

· Não será permitida a construção de mezanino com objetivo de manter o teto aberto e evitar áreas de acúmulo de pessoas onde se consomem alimentos e bebidas.

5. Existe um limite para a construção dentro da minha área?

· Deve-se observar as regras de recuos e fechamentos nos Manual do Expositor, mas os limites não foram alterados.

· Recomendamos que os estandes sejam pensados para serem mais abertos a fim de garantir melhor a circulação de ar.

6. Posso ter copa no meu estande?

· Sim, os estandes poderão ter copa, mas o consumo de alimentos, assim como o seu armazenamento deve ser repensado, utilizando materiais descartáveis e alimentos de porções individuais. É importante que a alimentação não seja distribuída de forma massiva e sim pontualmente para convidados, afim de evitar aglomerações.

7. Existe alguma orientação especifica sobre a exposição de máquinas?

· Não, a exposição de máquinas e equipamentos poderá ser feita como em anos anteriores.

8. Trabalho com fragrâncias e preciso que as pessoas tirem a máscara para sentir – como proceder?

· As pessoas podem tirar as máscaras para testar a fragrância, mas devem voltar a colocá-la em seguida. O ideal é que existam áreas um pouco mais reservadas e separadas com acrílicos onde seus clientes possam ficar à vontade. Outro ponto importante é que devem trabalhar com materiais descartáveis.

9. Poderei servir café, água e cerveja no meu estande?

· Sim, em áreas restritas do estande e mantando o distanciamento evitando aglomerações.

· Considerem o uso de porções individuais para todos os alimentos e bebidas. O “famoso” amendoim não será permitido.

10. Como funcionará a praça de alimentação, higienização do espaço e distanciamento?

· As praças de alimentação serão disponibilizadas em pontos estratégicos e estarão totalmente preparadas para atender todo o público de forma segura e com o distanciamento necessário. Aproveite e utilize essa estrutura para sua equipe e convidados.

11.Existe alguma orientação especifica sobre a limpeza interna?

· As áreas do stand devem ser higienizadas constantemente, principalmente nos locais onde o fluxo de visitantes for maior.

12. Poderei contratar som ao vivo para HH no meu estande?

· Não serão permitidos show ao vivo nem outras atividades que possam gerar aglomeração. É fundamental que todas as atividades sejam pensadas de forma que possam ser controladas.

13. Será permitida a entrega de brindes e materiais durante o evento?

· A entrega de brindes não será proibida, no entanto, recomendamos que essas ações sejam evitadas. Os participantes poderão enviar informações digitalmente utilizando a plataforma que a organização disponibilizará.

14. No estande terei um número restrito de funcionários e recebimento de clientes? Como será controlado?

· Não existe um limite em quantidade, mas deve-se observar o distanciamento de 1,5m sempre.

15. Como será controlada a entrada dos fornecedores para evitar aglomerações durante a montagem?

· Serão entradas distintas organizadas para evitar contato e manter distanciamento.

16. Como será o processo de credenciamento antecipado e no local?

· Todos os visitantes/expositores/prestadores de serviços deverão se registrar no site dos nossos eventos e imprimir as suas credenciais antes de se dirigirem ao pavilhão.

· Caso esqueçam de imprimir, poderão fazê-los em totens de autoatendimento disponíveis na entrada de cada um dos eventos.

· Caso não tenham feito o credenciamento, precisarão fazê-lo utilizando o seu próprio aparelho celular e a impressão será feita nos totens de autoatendimento

Q&A

Nossa equipe está empenhada em garantir todas as condições para a realização de eventos seguros de forma que todos sintam-se confortáveis em participar e visitar. E para que isso aconteça, temos dialogado e ouvido atentamente todas as preocupações e sugestões e agradecemos a todos os que puderam contribuir.

A Nürnberg Messe Brasil desenvolveu esse material com base nos questionamentos dos clientes nos últimos meses e seguindo orientações do Hospital Albert Einstein, seguem abaixo todas as respostas.

Equipe Nürnberg Messe Brasil

What measures will the organization take to ensure the safety of all participants?

· Wearing a mask will be mandatory for all participants;

· Online health check-in can be done up to 24 hours before the event and is mandatory for all participants;

· A vaccination passport will be required for all participants and they must be up to date with the vaccination campaign;

· Don't forget to bring your up-to-date vaccination card. Those who cannot prove vaccination will not be able to access the event.

It should be noted that the most effective way to ensure the safety of all participants is following the government and health authorities’ guidelines. To ensure the adoption of best practices, we have been tracking the resumption of events in other countries and organizing test events with the main entities in the sector in Brazil.

FREQUENTLY ASKED QUESTIONS:

1. Will it be mandatory to wear mask?

· Yes, the use of face protection equipment will be mandatory for all participants in all areas of the event, including the external area.

· Hospital Albert Einstein has developed very precise and complete guidelines on the most adequate protection methods and the importance of changing masks for periods of time.

2. Will the fair provide hand sanitizer?

· Yes, at all contact points for exhibitors and visitors. Along the entire route of the external visitor and internal halls, in addition to the restrooms, food court and lecture rooms.

3. Will the organization provide masks for exhibitors and visitors?

· Yes, for those who forget their masks, the organization will provide disposable masks.

4. What other steps will be taken to ensure the event is safe?

· In addition to its own protocols, the organization will act in accordance with the guidelines of the health authorities for the moment when the event will be held, so

the planned measures may change and the organization will communicate to everyone whenever this happens.

5. What will be done to avoid unnecessary agglomerations and contact?

· Exhibitors and Visitors will be able to print their tags at home, and if they forget to take them, they will only have them reprinted at self-service totems. We will have a team to maintain control and inhibit agglomeration.

6. Are there any changes in the flow of visitors and in the event plan in general?

· Event halls are wider than usual to facilitate distancing.

· There will be separate entrances for suppliers, exhibitors and visitors.

· There will be dispersion areas between the events with spaces free from structures to make visiting more comfortable.

· We are using around 30% more areas than in previous years to reduce the density of visitors per m².

· Distance signaling at line points and teams monitoring and guiding the public.

· There will be a visitation flow signaled by halls.

7. Can there be consumption of food and beverages during events?

· There may be food consumption in the Food court in an outdoor location, in order to ensure ventilation.

· The distribution of food and beverages to the public will not be allowed.

· Food and beverages can be served in restricted rooms inside the stand, respecting the distance.

8. Will there be some sort of screening of the public?

· All participants must check in online with a maximum of 24 hours in advance, informing all their health status. There will be temperature checking on site before access to the event.

· Establish procedures for monitoring and reporting suspected and confirmed cases (exhibitors and employees) of the disease, including the monitoring of people who had contact with cases.

· Only those people who prove their vaccination is up to date with the vaccination campaign will be allowed to access the event.

Doubts about Security Protocols with Work Teams and Visitors

1. What will be required from the work teams involved in the assembly, holding and disassembly of the events?

· In addition to the necessary PPE for the assembly of the stands, all employees must wear face masks throughout the entire period.

· The organization will keep inspectors to guide and supervise the teams.

2. What is the maximum number of visitors that the events can receive?

· The organization will follow the health authorities and government’s guidelines at the time of the event.

· The organization contracted more area than would be necessary, precisely to ensure adequate distance and increase the public capacity in a hypothetical situation where there is a limitation per m².

· It is worth mentioning that our events are focused on business, and with the volume of people who traditionally visit the event, they are in accordance with protocols.

3. Will visitors be divided into schedules?

· At this point, we have not identified the need to divide the public. If there is such need, visitors will be notified in advance and the organization has operational planning to control these accesses.

4. Do visiting hours remain the same?

· We will hold FCE Pharma, FCE Cosmetique, Analitica and Abrafati between November 30 and December 2 from 11:00 am to 8:00 pm, with individual entrances, but with the possibility of access between the events inside the pavilion with control in access portals on the main avenue that will connect the 4 events. The idea is to take advantage of the fact that the fairs will be held together and create maximum synergy between common audiences, making the experience even more productive and boosting business for all exhibitors.

· FCE and Analitica’s time was extended to allow better public distribution.

· Abrafati remains at the same time.

· PET South America and PET VET will take place between November 30 and December 2 from 1:00 pm to 9:00 pm – and 1 hour of visitation was increased to allow better public distribution.

5. What is the public expectation?

· Our surveys indicate a high expectation, considering that the markets are almost two years without meeting and we will hold our events at a strategic moment of market launches.

· We believe that the national visitation will have no problem to participate in the events considering the pace of vaccination in the states and the projection for the date of November 30 to December 2.

6. Will there be international visitors?

· We understand that there may be a decrease in international visitation, but with up-to-date vaccination there is no reason to predict a decrease in the number of visitors. Vaccination in Latin American countries such as Chile and Uruguay is already at an advanced stage and people from these countries will probably be able to participate.

7. Will all participants be required to wear a protective mask?

· Yes! This will be mandatory and exhibitors must be responsible for their work teams.

8. Will visitors be tested?

· Testing the participants would be logistically unfeasible considering the amount of public at the events.

· In order to identify the transmissibility potential of the events, we have been conducting test events and tracking the reopening of events in other countries, and the results are positive, since less than 1% of visitors tested positive (data from Expo Retomada held in July 2021).

· The organization will act in awareness and identification of symptomatic individuals, and in the protection of individuals with PPE.

9. Will the vaccination passport be required?

· Yes, we will require a vaccination passport that is up to date with the national vaccination campaign;

· If there is any requirement from the authorities other than those included here, everyone will be communicated in this regard.

Questions about the Assembly Rules

What changes in the way of planning the stand and the actions within the contracted area.

1. Should I be concerned about the type of structure in my stand?

· Yes, it is important to adapt the mindset to the moment and make sure that suppliers are able to execute the developed projects, as they are reorganizing and recovering their production capacity, so it is highly recommended that they give preference to pre-assembled structures or mixed with printed images and glass, avoiding as much as possible the use of unnecessary joinery. In addition to being more sustainable, it can ensure the project is carried out cleanly and on time.

· It is also important that the stands are more airy and have space to allow a minimum distance of 1.5m between people. Do not close the stand ceilings.

2. Will meeting rooms need to be open?

· This is our recommendation, but the obligation will be for not closing the ceiling and keeping 1.5 m of distance between the chairs.

3. Should I control my stand capacity?

· Yes, the exhibitor is responsible for the occupation of their stand in order to avoid agglomeration and must be careful to allow a distance of 1.5m in all areas. Likewise, the exhibitor is responsible for ensuring that everyone respects the rules and wears masks at all times.

4. Can I build a mezzanine?

· Building a mezzanine will not be allowed in order to keep the ceiling open and avoid areas of agglomeration of people where food and beverages are consumed.

5. Is there a limit to building within my area?

· The rules for setbacks and closings in the Exhibitor’s Manual must be observed, but the limits have not been changed.

· We recommend that the stands be designed to be more open in order to ensure better air circulation.

6. Can I have a pantry in my stand?

· Yes, the stands may have a pantry, but the consumption of food, as well as its storage, must be rethought, using disposable materials and food in individual portions. It is important that the food is not distributed massively, but punctually to guests, in order to avoid agglomeration.

7. Is there any specific guidance on machinery exhibition?

· No, machinery and equipment can be exhibited as in previous years.

8. I work with fragrances and I need people to take their mask off to feel it – how to proceed?

· People can take off their masks to test the fragrance, but they must put it back on right away. Ideally, there are areas a little more reserved and separated with acrylics where your customers can be comfortable. Another important point is that they must work with disposable materials.

9. Will I be able to serve coffee, water and beer at my stand?

· Yes, in restricted areas of the stand and keeping the distance to avoid agglomeration.

· Consider using individual servings for all foods and beverages. The “famous” peanuts will not be allowed.

10.How will the food court, space sanitation and distancing work?

· The food courts will be available at strategic points and will be fully prepared to serve the entire public safely and with the necessary distance. Enjoy and use this structure for your team and guests.

11.Is there any specific guidance on internal sanitation?

· The stand areas must be constantly sanitized, especially in places where the flow of visitors is greater.

12.Will I be able to hire live music for Happy Hour at my stand?

· Live shows or other activities that may generate agglomeration will not be allowed. It is essential that all activities are designed in such a way that they can be controlled.

13.Will the delivery of gifts and materials be allowed during the event?

· The delivery of gifts will not be prohibited, however, we recommend that these actions be avoided. Participants will be able to send information digitally using the platform that the organization will provide.

14.Will the number of employees and clients at the stand be restricted? How will it be controlled?

· There is no limit on quantity, but the distance of 1.5m must always be observed.

15.How will the entry of suppliers be controlled to avoid agglomeration during assembly?

· There will be separate entrances organized to avoid contact and maintain distance.

16.How will the early and onsite registration process be held?

· All visitors/exhibitors/service providers must register on our events’ website and print their tags before going to the pavilion.

· If they forget to print them, they can do so at self-service totems available at the entrance of each event.

· If they have not registered, they will need to do so using their own cell phone and print the tags at self-service totems.

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